De forma sucinta podemos indicar que o 'WHOIS' é um protocolo TCP/IP (recorre à porta 43) utilizado para a obtenção de informação sobre os contactos e registos de DNS associados a uma determinada entidade. Depreende-se para o efeito como 'entidade' um nome de domínio, um endereço IP ou um ASN (Autonomous System Number).
Para cada um destes tipos de entidade são associados os seguintes contactos:
- Titular / Organização
- Contacto administrativo
- Contacto técnico
- Contacto financeiro
No respectivo processo de registo de um domínio com a WebHS, o cliente faculta a informação a associar aos referidos contactos, à WebHS enquanto registrar, sendo esta posteriormente comunicada à entidade registry para cada extensão de domínio (Ex. Para domínios .PT a entidade registry é a DNS PT). Por forma a ser mantida uma base de dados com informação válida, desde 2013 e com uma periodicidade anual, os registrants são convidados a rever e a manter actualizada a informação de WHOIS dos seus respectivos domínios.
A informação de whois é pública, no entanto com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD), a informação respeitante aos contactos anteriormente indicados passou a ser confidencial para a grande maioria das extensões de domínio. Aplicável às excepções e nos casos em que pretende ocultar a informação, tem ainda disponível o serviço de privacidade de whois (whois privacy), por norma com um custo adicional associado.
E que informação consta nos registos de WHOIS?
Nos registos de WHOIS associado a um domínio, poderão ser obtidos os seguintes dados:
- Data de registo do domínio
- Data de actualização do registo
- Data a que expira o domínio
- Estado do domínio
- Nameservers definidos
- Nome
- Morada
- Contacto telefónico
Como é feita a validação / confirmação da informação constante no WHOIS?
O controlo e fiabilidade da informação disponível no WHOIS vai ao encontro das normas do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) sendo necessária e obrigatória a validação dos dados inseridos. Esta validação é realizada via e-mail, para o titular (registrant) do domínio sempre que se enquadre numa das seguintes acções (excepções aplicadas mediante o TLD):
- Registo de um novo domínio cujos dados ainda não foram validados
- Transferência de um domínio entre entidades
- Alteração de contactos WHOIS de domínios já registados
O e-mail enviado para o titular contém um link para validação de contactos sendo que esta validação deverá ser realizada num período máximo de 15 dias. Após este período, caso não tenha concluído o processo de validação, todos os domínios associados a determinado contacto serão suspensos até que a validação ocorra.