A segurança online é hoje uma das principais preocupações, quer por parte dos utilizadores como de administradores de websites. Ter um Certificado SSL instalado no site deixou de ser uma opção, é hoje um pré-requisito.

No momento de escolher o indicado para o seu website, a primeira dúvida que surge é: devo escolher um pago ou gratuito? Para ajudar a responder a esta questão iremos, ao longo deste artigo, explicar-lhe as principais diferenças entre ambos.

Certificado SSL gratuito

Como o nome indica estes não têm um custo de aquisição associado e existem para tornar possível o uso do protocolo HTTPS acessível a todos os websites.

Os Certificados SSL Gratuitos dividem-se em duas categorias: os ‘Self-Signed Certificates’ e os oferecidos pelas autoridades de certificação.

Os primeiros, não necessitam de qualquer tipo de supervisão por parte das autoridadedes de certificação, podem ser utilizados / activados pelo próprio administrador do website. Quanto aos outros, esses são activados por parte de uma autoridade de certificação. Em termos de encriptação, os Certificados SSL Gratuitos oferecem o mesmo nível que os pagos.

Certificado SSL pago

Um Certificado SSL Pago é emitido e assinado por uma autoridade de certificação fidedigna. Para adquirir o mesmo poderá recorrer directamente ao site da autoridade de certificação ou através de entidades revendedoras, como nós WebHS.

Mas se o nível de encriptação é idêntico, entre um Certificado SSL Pago e um Gratuito, porque motivo deverá optar pelo pago? Partilhamos nos próximos parágrafos as principais diferenças entre os dois.

Principais Diferenças entre Certificado SSL Pago e Certificado SSL Gratuito

Os Certificados SSL Gratuitos apenas dispõem da opção de validação de domínio. Estes certificados são utilizados para o nível mais básico de autenticação. Por norma, são utilizados em pequenos sites ou blogues. Ao optar por um certificado gratuito não terá à disposição nenhum que faça uma validação organizacional, disponibilizando informação sobre a entidade associada ao negócio / site, nem que faça validação extendida (EV) - usufruindo da barra verde no browser c/ informação mais destacada sobre a entidade associada ao negócio / site. Contrariamente, os certificados SSL com custo, permitem-lhe uma validação organizacional e / ou extendida (OV / EV), a nosso ver fundamentais para protegerem a comunicação com websites que troquem informação sensível e que pretendam transmitir um maior nível de confiança junto do visitante.

Nível de Validação

No momento de emitir um Certificado SSL Gratuito a autoridade de certificação apenas verifica a identidade do proprietário do site. No entanto, quando nos referimos aos Certificados SSL Pagos a verificação da identidade do proprietário do site é essencial antes de emitir o certificado ao proprietário do site e, no caso de certificados OV (validação organizacional) e EV (validação extendida), a verificação aprofundada do negócio é realizada pela autoridade de certificação e o certificado emitido após concluído o processo de validação.

Validade

Os Certificados SSL Gratuitos têm em média uma validade entre os 30 e os 90 dias, o que obriga a que o administrador do website renove o mesmo dentro destes períodos de tempo. Já os Certificados SSL Pagos têm uma validade mínima de 1 ano.

Suporte

Os Certificados SSL Pagos, quer sejam adquiridos directamente junto de uma autoridade de certificação, ou junto de um revendedor, terão suporte de apoio 24/7. De forma inversa, os Certificados SSL Gratuitos não contam com qualquer tipo de suporte.

Nível de Confiança

Como já referimos anteriormente, os Certificados SSL Gratuitos apenas permitem a validação de domínio, o nível mais básico. Em alguns casos, a validação organizacional ou validação alargada poderão ser preponderantes para a sua empresa / projecto e para essas situações apenas poderá obter através de um Certificado SSL Pago.

Garantia

Algo desconhecido da maioria das pessoas prende-se com a garantia financeira que os Certificados SSL Pagos oferecem. Em caso de erro por parte da autoridade certificadora do seu SSL, poderá recorrer a uma garantia que cobre um determinado valor, variável consoante o certificado SSL escolhido. Esta garantia não é disponibilizada em certificados gratuitos.

Qual o Certificado SSL indicado para um E-commerce?

Um dos factores de sucesso para uma plataforma de e-commerce está associado ao nível de confiança que o utilizador tenha na mesma. Um primeiro passo para construir essa relação de confiança começa na escolha do Certificado SSL correcto. Ninguém irá confiar os seus dados pessoais e de cartão de crédito a uma plataforma que, de alguma forma, não transmita segurança.

Escolher um Certificado SSL de validação organizacional (OV) ou validação alargada (EV) implica um rigoroso processo de certificação, dando maiores garantias aos utilizadores.

Certificado SSL Pago - um investimento

Escolher um Certificado SSL Pago deverá ser encarado como um investimento no seu projecto. Para além de ajudar a aumentar o grau de confiança dos utilizadores no seu website / e-commerce, lembre-se que este irá permitir-lhe ter um suporte técnico sempre que necessário. Na WebHS irá encontrar uma das maiores ofertas, do mercado, em marcas e tipologias de Certificados SSL. E sabe que pode contar com o nosso apoio para escolher / implementar o seu certificado.

Toda a nossa oferta de certificados SSL está disponível em: Certificados SSL