Para transferir a gestão de um domínio PT (.pt e .com.pt) necessita de obter o respectivo código de transferência. Este pode ser obtido junto da entidade nacional reguladora de domínios PT (www.pt.pt). 


Para conseguir fazê-lo de forma fácil, deverá realizar os seguintes passos:


1: Aceda a DNS PT

  • Aceda a www.pt.pt, e no canto superior direito, clique em "Área reservada".


2: Faça login em DNS PT

  • Caso tenha o seu NIC-HANDLE e password, deverá inserir estes nos campos de login e proceder para o ponto 3) - O seu NIC-HANDLE pode ser fornecido pela entidade gestora actual do domínio, ou caso tenha adquirido directamente à 'DNS PT', estará no e-mail de boas vindas. Se não souber estes dados, clique no link "Esqueceu-se da sua palavra-passe?" e siga para o ponto 2.1)


2.1: No ecrã de recuperação de password, insira o e-mail associado ao registo do domínio, seleccione o país e insira o NIF associado ao contacto de titular do domínio. Clique em "Enviar".

Irá receber no e-mail associado ao domínio os dados de autenticação - existe grande probabilidade de ser o mesmo usado para o acesso à área de cliente da entidade prestadora de serviços anterior, caso tenha registado junto desta.


3: Seleccione o domínio

  • Após login, já dentro da área reservada .PT irá verificar os respectivos domínios a si associados enquanto entidade titular. Para aceder à gestão do domínio deverá carregar sobre o nome do domínio em causa.


4: Obtenha o código de transferência

  • Irá poder consultar diversas informações sobre o domínio, a data de registo e as entidades relacionadas (titular, gestor e técnico). De entre as diversas informações disponíveis, no separador 'INFORMAÇÃO GERAL' poderá obter a respectiva chave de transferência.


A transferência de gestão de um domínio não implica a alteração dos respectivos nameservers. Deverá após transferir a gestão verificar se os nameservers necessitam de ser actualizados e agir em conformidade.


Algumas entidades cancelam os serviços associados a determinado domínio - serviços Web e/ou DNS - após a confirmação da transferência de gestão. Nestes casos sugerimos que garanta previamente a migração de conteúdos e registos DNS associados para a entidade para onde irá transferir a gestão do domínio em causa.